Pesquisas
Pelos Olhos da Comunidade:

Cidade de Deus e Suas Necessidades, Capacidades e Desafios

Em 2017, coordenamos uma pesquisa quantitativa pelo bairro da Cidade de Deus, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Tínhamos como objetivo captar dados relevantes ao dia a dia de moradores locais, que poderiam ser úteis para mapear o desenvolvimento local e apoiar projetos dedicados a trazer melhorias para a comunidade. Dados quantitativos, porém limitados, também são importantes para documentar de forma abrangente os desafios enfrentados num contexto de pobreza, instituições públicas com pouco recursos e insegurança causada por tiroteios frequentes. 

A pesquisa ocorreu em tres etapas:

Coordenamos cinco grupos de discussões em diversas partes da Cidade de Deus. Também convidamos moradores a compartilhar pelo Facebook "CDD Acontece" quais temas e questões eram mais relevantes ao seu dia a dia. Captamos vozes de moradores de todas as áreas e de diversas raças, idades, níveis de escolaridade e renda, e gênero. Em total, 100 pessoas participaram. 

Baseados nesses dados, criamos um questionário de 84 perguntas sobre desenvolvimento social, insegurança e resiliência. Mais 30 moradores participaram da revisão do questionário.

ETAPA 1:

Grupos de Discussão

ETAPA 2:

Coleta de Dados

Quinze moradores locais, representando todas as sub-áreas da Cidade de Deus foram contratados e treinados como Assistentes de Pesquisa. Em Março, 2017, nossa equipe foi para as ruas e entrevistamos 989 moradores de moradias diferentes. 

Utilizamos uma abordagem que chamamos de "colméia de abelha," caminhando em grupo para cada área da comunidade, e batendo em portas ou comércios locais de cada área. Assim, conseguimos manter a segurança dos pesquisadores e trazer legitimidade a pesquisa gerando interesse dos moradores.

A amostra final tem representatividade demográfica por gênero, idade e distribuição geográfica da comunidade.

ETAPA 3:

Disseminação dos Dados

Estamos atualmento num processo de disseminação dos dados. Começamos por criar e distribuir 3.000 pamfletos coloridos com alguns dados da pesquisa para moradores na rua. Também fizemos apresentações dos dados em diversas ONGs na Cidade de Deus.

Vários jornais tem citado nossos dados, inclusive O Globo, Veja Rio e Carta Capital. 

Até final de 2019, lançaremos um relatório com dados descritivos da pesquisa. Estamos também produzindo artigos acadêmicos, com co-autoria entre membros da equipe. e fazendo apresentações para universidades e centros de pesquisa no Brasil.

PESQUISAS EM ANDAMENTO

RAÇA, IDENTIDADE E POLÍTICA NAS PERIFERIAS URBANAS

Essa pesquisa traz moradores da Cidade de Deus e outras 'favelas' para dialogar sobre a construção da identidade e política racial dentro do contexto de exclusão dos centros de poder da cidade e da sociedade.

VISÃO DA JUVENTUDE

Essa pesquisa oferece jovens da periferia uma oportunidade para captar os elementos essenciais da vida cotidiana, tirando fotos e entrando em discussão sobre o que as fotos revelam de suas possibilidades, limites e desejos.

Copyright © 2019 | Construindo Juntos