Pesquisas
O Impacto da Pandemia na Cidade de Deus

No dia 21 de Março de 2020, a Cidade de Deus teve seu primeiro caso de coronavirus, sendo a primeira favela no Rio de Janeiro com o vírus. Em Junho, foi a favela com maior índice de COVID-19 dos seis bairros pesquisados pelo IBGE, com 28% de casos positivos. Além de casos de graves sintomas e mortes, a pandemia trouxe grandes impactos aos moradores: perda de trabalho e renda, fome e falta de atendimento médico, dificuldades em acessar aulas online e conflitos entre familiares, entre outros. Porém, poucos dados tem captados esses impactos de uma forma sistemática e quantitativa. Nossa pesquisa conta com ajuda de educadores comunitários e moradores para identificar os grandes impactos físicos, econômicos e sociais na Cidade de Deus. Esses dados poderão informar práticas de prevenção de contágio do coronavírus, necessidades em relação a serviços sociais e demandas para mais apoio do estado.

IMG_1719.jpg

Em Outubro de 2020, realizamos um fórum com representantes de 15 ONGs locais, que tem oferecido apoio social aos moradores mais afetados pela pandemia. Participantes do fórum, cuja maioria são também moradores da CDD, tem visto diretamente o impacto da pandemia, especialmente em famílias carentes, crianças e adolescentes, idosos, e pessoas com doenças crônicas.

Durante o fórum, os participantes discutiram quais dificuldades eram as mais graves, e quais informações seriam mais importantes para captar. Participantes de fórum continuarão oferecendo conselhos sobre as outras etapas da pesquisa.

ETAPA 1:

Fórum com ONGs locais

ETAPA 2:

Coleta de Histórias

Na segunda etapa, sendo realizada em outubro e novembro de 2020, estamos captando histórias de moradores locais sobre como a pandemia afetou suas vidas. Com ajuda da página de Facebook CDD Acontece, estamos divulgado um link onde moradores (com mais de 18 anos) poderão compartilhar suas histórias anonimamente. 

Cada participante pode compartilhar o que quiser. Gostaríamos de saber como a pandemia afetou a saúde física e mental, situação econômica, escolaridade, trabalho, relações familiares, o ambiente público e social ou qualquer outro assunto que foi de grande impacto aos moradores. Para compartilhar SUA história, clique aqui!

 

Os temas emergentes dessas histórias serão tornados em perguntas num questionário quantitativo. 

ETAPA 3:

Coleta de Dados

Quantitativos

Entre fevereiro e março de 2020, divulgamos um questionário com perguntas relacionadas aos temas mais comuns e urgentes levantadas das histórias dos moradores. 648 moradores responderam o questionário completo. As perguntas mediram os impactos da pandemia no trabalho e renda, educação, saúde física e mental, relações familiares, resiliência social e atitudes sobre o coronavírus e a vacina.

O questionário foi criado pela nossa equipe com ajuda de diversos representantes de ONGs locais e outros moradores para garantir que as perguntas e opções de respostas captassem a real experiência dos moradores da CDD.

O link do questionário foi divulgado por diversas páginas de Facebook, grupos de WhatsApp e outras redes sociais online. 

ETAPA 4:

Disseminação dos Dados

Depois de realizarmos uma análise preliminar dos dados, apresentamos os resultados da pesquisa num fórum no Zoom aos articuladores sociais da CDD. Foi decidido que a questão da perda de renda e trabalho foi o tema mais urgente a ser abordado. Pretendemos continuar a apresentar os dados da pesquisa em outros fóruns online para poder compartilhar os dados com moradores da Cidade de Deus.

Acabamos de lançar o nosso primeiro relatório sobre o impacto da pandemia de COVID-19 na Cidade de Deus.

Estaremos também produzindo artigos acadêmicos, com co-autoria entre membros da equipe. e fazendo apresentações para universidades e centros de pesquisa no Brasil.